sexta-feira, 18 de outubro de 2024

A Fonte da Juventude!

A busca pela fonte da juventude é um anseio que ecoa através das gerações. O desejo de preservar a vitalidade e retardar os efeitos do envelhecimento tem inspirado inúmeras histórias e lendas. No entanto, a verdadeira essência da juventude pode ser encontrada não em águas mágicas, mas no conhecimento, nas aventuras que empreendemos e na manutenção de um espírito curioso e aberto às maravilhas da vida.

A ciência moderna, com sua busca incessante por prolongar a vida e retardar os sinais de envelhecimento, pode ser vista como a fonte da juventude dos tempos contemporâneos. Com os avanços da medicina, biotecnologia e genética, os cientistas estão cada vez mais perto de desvendar os mecanismos biológicos do envelhecimento. A chave pode estar na combinação de um estilo de vida saudável, progressos médicos e intervenções científicas.

No contexto da minha turma de formandos de 1981 do INATEL, descobri que a fonte da juventude encontrou um endereço anual: as reuniões que realizamos. Este ano, não foi diferente. Na sexta-feira, dia 11/10, nos encontramos no famoso "Bar do Bá". No sábado, dia 12, no período da manhã, no auditório, ouvimos relatos inspiradores dos colegas engenheiros e fomos atualizados sobre os avanços e conquistas da Escola nos últimos 12 meses. Na sequência, desfrutamos de muita conversa, risadas e de um saboroso churrasco, finalizado com um revigorante caldo de feijão.

Percebi que nossos encontros ultrapassaram a simples confraternização, evoluíram e se tornaram também uma fonte de juventude. Naqueles momentos, mergulhei nas águas mágicas do tempo, revisitando meus vinte e poucos anos. A caminho de Itapira, senti-me mais jovem, mais esperançoso, com uma mente fervilhando de ideias e de sonhos. Cqd!

Os amigos, aqueles que estão perto de nós e aqueles que vemos de vez em quando, constroem conosco momentos de alegria, apoio e crescimento mútuo. São fonte de diversão, alegria e guardiões de nossa história.

Celebrar as amizades é celebrar a própria vida, diluindo a distância entre o ontem e o hoje, reconhecendo que, na companhia dos amigos, o tempo perde seu domínio e a juventude se torna eterna.